domingo, fevereiro 26, 2006

Quadras


É fácil a qualquer cão

Tirar cordeiros da relva.

Tirar a presa ao leão

É difícil nesta selva.

Eu não tenho vistas largas,

Nem grande sabedoria,

Mas dão-me as horas amargas

Lições de Filosofia.

Há luta por mil doutrinas.

Se querem que o mundo ande,

Façam das mil pequeninas

Uma só doutrina grande.

Quando os Homens se convençam

Que à força nada se faz,

Serão felizes os que pensam

Num mundo de amor e paz.

A arte em nós se revela

Sempre de forma diferente:

Cai no papel ou na tela

Conforme o artista sente.

Quem prende a água que corre

É por si próprio enganado;

O ribeirinho não morre,

Vai correr por outro lado.

Embora os meus olhos sejam

Os mais pequenos do mundo,

O que importa é que eles vejam

O que os Homens são no fundo.

Julgando um dever cumprir,

Sem descer no meu critério,

- Digo verdades a rir

Aos que me mentem a sério!


António Aleixo